13 de mai. de 2012

Exercícios Teoria Geral da prova em Processo Civil


1. (OAB – CESPE 2008.1) Quanto às provas no processo civil, assinale a opção correta.
A) Tanto os fatos controvertidos como os fatos notórios afirmados pelas partes precisam ser demonstrados para que sobre eles forme o juiz a sua convicção.
B) Qualquer das partes pode requerer que o juiz tome o seu próprio (errado / um pede o depoimento do outro) depoimento pessoal. Nesse caso, o requerente não poderá recusar-se a responder ao que lhe for interrogado sobre as questões de fato da causa, ainda que houver motivo justificado.
C)O juiz poderá determinar que a parte demonstre nos autos a existência de lei municipal ou estadual.
D) É admissível a convenção que distribua de maneira diversa o ônus da prova quando o litígio versa sobre direitos indisponíveis das partes.


2. (OAB/MG – 2007.1) Sobre a teoria da prova, em processo civil, é incorreto afirmar:
a)      Apesar de não estar obrigada a responder a verdade, a parte tem o dever de responderà intimação para que preste depoimento, sob pena de lhe ser presumida a confissão.
b)      É nula de pleno direito a convenção contratual que altera a forma de distribuição do ônus probatório.
c)      O brocardo “o juiz conhece o direito” é apresentado como dispensa às partes de indicar a legislação, especificamente invocada em cada caso, mas quando argüida legislação municipal a demonstração de sua vigência pode ser determinada pelo juiz.
d)      O juiz poderá, sob circunstâncias especiais, determinar a inquirição da testemunha fora do âmbito forense.