18 de abr. de 2012

Exercícios preparatórios para prova D Civil V

Questões preparatórias para prova

1.      Salustiano foi assaltado por Zildo, que lhe tomou o veículo, evadiu-se e foi vendê-lo e entregá-lo a João, que ignorava o roubo e, ato contínuo, mandou substituir os pneus, que estavam em estado precário. Pode Salustiano recuperar o automóvel?  Como e com que consequências?

2.      No instrumento particular, em que ajustara com Davi o arrendamento, por dois anos, de certo terreno baldio, localizado em município distante, Orlando permitiu-lhe desde logo a respectiva utilização. Em seguida, contudo, arrependido, Orlando fez cercar o imóvel, incumbindo terceiro de impedir, até mesmo com o emprego de força, quem quer que tencionasse ter acesso ao prédio. Adquiriu Davi a posse? Sugira a ele as providências que as circunstâncias recomendam.

3.      Ao visitar Cacilda, sua faxineira, que se encontrava acamada, Leonor descobriu, no dedo da mão de uma das filhas da doente, certo anel de pérola, que recebera de seu primeiro namorado e que não usava há muitos anos. Qualifique juridicamente os fatos de interesse, indicando, fundamentadamente, as vias de que dispõe Leonor para a recuperação da joia.